Festas do Espírito Santo nos Açores - Devoção religiosa com origens medievais.
No arquipélago dos Açores as famosas Festas do Espírito Santo realizam-se de Abril a Junho, aos domingos, apresentando características diferenciadas de ilha para ilha e de povoação para povoação.
Trazidas de Portugal continental com os primeiros povoadores, os festejos do Espírito Santo mantêm na sua feição popular e no colorido das cerimónias a sua origem medieval.
A invocação do Espírito Santo aquando das catástrofes naturais que afligiam o arquipélago e a fama dos seus milagres, a vida difícil e o isolamento das ilhas contribuíram para que o culto se arreigasse e permanecesse, enquanto desaparecia em Portugal continental.
Os rituais quase não foram alterados. Um Imperador é coroado na igreja paroquial. Com um ceptro e uma placa de prata, como símbolo do Espírito Santo, preside às festas todos os domingos durante sete semanas depois da Páscoa.No domingo de Pentecostes, há uma grande festa na cidade. O fulcro das cerimónias é uma pequena capela, ou "império" utilizada para a distribuição da sopa do Espírito Santo, com carne e legumes. É aí que a coroa, a placa e o ceptro estão em exposição no altar.
A passagem do tempo deu aos festejos do Espírito Santo características próprias em cada ilha, embora mantenham alguns elementos comuns como a coroação do "imperador", a exposição das suas insígnias - coroa e ceptro - o cortejo do "imperador" e da "imperatriz", com o seu séquito, o dia de festa em que são distribuídas oferendas de pão, carne e vinho.